Florestas e Biodiversidade
Exposição Renature Monchique em Lisboa
Data
07
Fevereiro
2022
Autor
Autor:
Geota
GEOTA
No passado dia 4 de fevereiro os associados do GEOTA participaram na inauguração da exposição temporária sobre o Renature Monchique que estará patente na Estação Elevatória a Vapor dos Barbadinhos - Museu da Água até dia 26 de março.
GEOTA
Miguel Jerónimo, coordenador do projeto, realizou uma breve apresentação da exposição expondo os principais desafios do restauro ecológico e reflorestação da Serra de Monchique após o grande incêndio de 2018.
GEOTA

A Serra de Monchique foi afetada pelo maior incêndio florestal da Europa em 2018. Quase 28.000ha foram queimados, afetando não apenas a comunidade local, mas também os habitats naturais e espécies desta área. Impulsionados pelas alterações climáticas e pelo impacto do homem ao longo dos anos, estes incêndios tornaram-se extremamente destrutivos. É preciso agir para travar este flagelo pelo que ficar parado não é uma opção. O Renature Monchique, criado em 2019, é um projeto que pretende restaurar parte dos principais habitats da Rede Natura 2000 afetados pelo incêndio, apoiando o bem-estar local e mitigando os impactos futuros das alterações climáticas, ajudando ao mesmo tempo a comunidade a recuperar do desastre.
Como parte da iniciativa de compensação das emissões de carbono da Ryanair, este projeto não apoia apenas a compensação de toneladas de carbono através da plantação de milhares de árvores, mas também ajuda a revitalizar a ecologia da região de Monchique. Resulta de uma parceria entre GEOTA e Ryanair, a Região de Turismo do Algarve, o Instituto da Conservação da Natureza e das Florestas e o Município de Monchique.

GEOTA
Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Florestas e Biodiversidade
Evento
07
Fevereiro
2022
Evento
Autor:
Geota
Em Destaque
GEOTA - GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
Rios e Água
Rios e Água
GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
17 de Abr., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
Ambiente e Território
Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
18 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Assembleia Geral -  Convocatória
Para Sócios
Assembleia Geral - Convocatória
26 de Fev., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota