Rios e Água
“Novas Paisagens” são obra do GEOTA para defender rios livres!
Data
02
Outubro
2020
Autor
Autor:
GEOTA

É provável que, nos últimos dias, tenha visto algum dos polémicos outdoors nas praias de Espinho e da Costa da Caparica com a mensagem “Quer ver um(a) Espinho/ Caparica diferente?” e a imagem de uma possível marina, em 3D, divulgada com a marca “Novas Paisagens”.

Após toda a polémica e discussão que decorreu nas redes sociais, gerando uma grande onda de curiosidade, hoje finalmente revelamos que estes outdoors fazem parte de uma campanha GEOTA com o objetivo de alertar os cidadãos para um assunto tão importante, mas ainda pouco falado, no nosso país: o facto de as barragens contribuírem para a retenção de sedimentos, deixando as praias sem areia.

O que muita gente não sabe...

Apesar das barragens se encontrarem a centenas quilómetros de distância das praias, têm um impacto muito grande no que diz respeito à sua preservação, dado que as infraestruturas interrompem o caudal natural das águas e dos seus sedimentos. Sim, uma barragem no interior do país pode ser responsável pelo desaparecimento da sua praia. 

 Consequentemente, existe um risco real muito elevado de as praias desaparecerem, porque a existência de um elevado número de barragens contribui para que milhões de toneladas de areia não cheguem à costa portuguesa todos os anos. E sem as areias que deviam estar a alimentar as nossas praias, estamos ainda mais desprotegidos face à subida do nível do mar causado pelas alterações climáticas.


Para além disso, as grandes barragens são ainda responsáveis por alterar várias dinâmicas sociais e ambientais, uma vez que deslocam populações, alteram os fluxos de transporte de nutrientes e de sedimentos, inundam e invalidam a utilização de alguns dos terrenos mais férteis para a agricultura e colocam em risco a sobrevivência de várias espécies ameaçadas, tais como o lobo, o lince ou vários peixes nativos.


Neste sentido, torna-se urgente criar a primeira lei em Portugal para a criação de Reservas Naturais de Rios Livres. O GEOTA deu esse primeiro passo!

Assine a petição para, juntos, protegermos os rios livres em Portugal!

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Rios e Água
Evento
02
Outubro
2020
Evento
Autor:
GEOTA
Em Destaque
GEOTA - GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
Rios e Água
Rios e Água
GEOTA distinguido com o prémio internacional DAM REMOVAL 2023
17 de Abr., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
Ambiente e Território
Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
18 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Assembleia Geral -  Convocatória
Para Sócios
Assembleia Geral - Convocatória
26 de Fev., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota