2024
Castelo Branco
O Parque Natural da Serra da Estrela tem sido afetado por incêndios cíclicos. Na última década, houve incêndios florestais em 2013, 2015, 2017 e 2022, sendo este último o mais catastrófico de todos.
Em 2022, o GEOTA iniciou o projeto Renature Estrela em parceria com a Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio constituído por 703 compartes. O projeto situa-se numa área de baldios mantidos por membros da comunidade local que suportam as atividades complementares silvo pastoris e de pequena agricultura. O Renature Estrela visa restaurar o património comunitário destas paisagens apoiando assim a recuperação da biodiversidade e adaptação dos ecossistemas às mudanças climáticas.
Até ao momento foram plantadas 285 527 árvores das seguintes espécies: azinheira, castanheiro, carvalho-americano, cavalho-negral, pinheiro-bravo, pinheiro-silvestre, medronheiro e sobreiro.
Estes resultados foram alcançados no âmbito da primeira fase de intervenção do Renature Estrela. A continuidade do projeto envolve a área já intervencionada assim como novas áreas dentro do perímetro do Parque Natural da Serra da Estrela.
Tendo em conta a importância de dar a conhecer às comunidades locais os principais resultados do projeto o GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, a Junta de Freguesia de Cortes do Meio e a Comunidade Local do Baldio da Freguesia de Cortes do Meio convidam-no a participar no jantar-convívio do projeto Renature Estrela no próximo dia 8 de junho, pelas 18 horas, no Pavilhão Multiusos de Cortes do Meio.
Não foram encontrados eventos.
2024
Castelo Branco