SOBRE NÓS
O GEOTA
GEOTA - Quem Somos e os Nossos Princípios

Quem Somos e os Nossos Princípios

O GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente é uma Organização Não-Governamental de Ambiente (ONGA) de âmbito nacional, com estatuto de Utilidade Pública. Constituiu-se legalmente em 1986, mas a sua existência enquanto grupo de reflexão e educação na área do ambiente remonta a 1981.

O GEOTA tem como missão a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, da informação, da formação profissional, da reflexão e intervenção política, da cooperação para o desenvolvimento e da realização de ações para a resolução de problemas ambientais específicos.

GEOTA - Desenvolvimento Sustentável
GEOTA - Desenvolvimento Sustentável

Desenvolvimento Sustentável

O GEOTA nasceu a partir de uma ideia fundamental: é indispensável considerar o Ambiente como um factor central de desenvolvimento. Não há desenvolvimento possível sem salvaguardar os recursos ambientais, tal como não é possível proteger o ambiente à revelia das aspirações dos cidadãos. Defendemos um conceito de Ambiente englobando não só a Natureza mas também a paisagem humanizada, os valores culturais, a qualidade de vida das pessoas e a gestão dos recursos naturais.

GEOTA - Trabalho Voluntário de Base
GEOTA - Trabalho Voluntário de Base

Trabalho Voluntário de Base

O GEOTA é aberto a todos os cidadãos. Embora tenha ao seu serviço profissionais, o estatuto de membro de pleno direito e os cargos de direcção baseiam-se estritamente no trabalho voluntário, pilar fundamental da actividade associativa.

GEOTA - Competência
GEOTA - Competência

Competência

As posições, trabalhos e intervenções públicas do GEOTA são sempre fundamentados. Recusamos a demagogia e o espectáculo pelo espectáculo, em favor da seriedade, do conhecimento rigoroso e da qualidade.

GEOTA - Independência e Postura Crítica sobre Políticas Públicas
GEOTA - Independência e Postura Crítica sobre Políticas Públicas

Independência e Postura Crítica sobre Políticas Públicas

O GEOTA é totalmente independente face a instituições oficiais, interesses económicos, corporativos ou outros. Sempre assumiu e assumirá uma postura crítica face aos poderes políticos vigentes, qualquer que seja a sua ideologia.

GEOTA - Postura Construtiva
GEOTA - Postura Construtiva

Postura Construtiva

O GEOTA pretende contribuir para o progresso da sociedade, nunca se limitando à crítica estéril. Está, portanto, sempre aberto à colaboração com outras entidades na prossecução de objectivos comuns.

GEOTA - Postura Irreverente
GEOTA - Postura Irreverente

Postura Irreverente

O trabalho no GEOTA não é apenas algo profundamente sério, pela importância dos assuntos em jogo — é também uma actividade lúdica, uma expressão do nosso modo de estar. Não somos convencionais ou cinzentos, não reverenciamos os poderes instalados, não aceitamos as coisas como estão.

GEOTA - Aposta no Associativismo
GEOTA - Aposta no Associativismo

Aposta no Associativismo

O GEOTA defende uma filosofia "em rede" para o movimento associativo, onde seja privilegiada a total autonomia e especificidade de cada associação, em paralelo com a colaboração em projectos de interesse comum. Apostamos numa estrutura representativa com estatuto de parceiro social (Confederação, ao nível das confederações patronais e sindicais), mas recusamos qualquer forma de liderança dirigista do movimento.

GEOTA - Idealismo nos Objetivos e Realismo na Acção
GEOTA - Idealismo nos Objetivos e Realismo na Acção

Idealismo nos Objetivos e Realismo na Acção

O ambiente que queremos defende-se no dia-a-dia, mas demora uma vida a construir.

Equipa Técnica
GEOTA -
Hélder Careto
Secretário Executivo

Engenheiro do Ambiente, Secretário Executivo do GEOTA desde 1993, ligação aos órgãos de gestão, coordenação de projetos e apoio técnico e logístico.

GEOTA -
Maria da Saúde Martins
Secretária de Direção

Curso médio de contabilidade, secretária de Direção do GEOTA desde 1991, apoio, atendimento e controlo financeiro.

GEOTA -
Miguel Jerónimo
Coordenador do TerraSeixe e Renature Monchique

Arquiteto Paisagista formado na Universidade de Lisboa. Ainda durante o seu tempo na universidade fez voluntariado em projetos de educação ambiental. Membro da Direcção do GEOTA e coordenador dos projectos TerraSeixe e Renature Monchique. Entre 2014 e 2017 foi Vereador na Câmara Municipal de Vila de Rei.

GEOTA -
Carla Pacheco
Coordenadora Pedagógica do CoastWatch e do Serviço Educativo do CEEPT

Professora de Biologia e Geologia. Mestre em Ciências da Terra e da Vida, ao serviço do GEOTA, pelo 3º ano consecutivo, em regime de destacamento, sob as tutelas ministeriais da Educação e do Ambiente. Coordena e dinamiza projetos em articulação com ONGs, integra a “Rede de Professores Coordenadores de Projetos de Educação Ambiental”. Coordenadora pedagógica do Projeto CW e do Serviço Educativo do CEEPT - Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista.

GEOTA -
João Labrincha
Coordenador do Projeto Rios Livres GEOTA e Rede Douro Vivo

Coordenador do Projeto Rios Livres GEOTA e Rede Douro Vivo, trabalhou anteriormente nesta área em várias organizações da sociedade civil, como a Amnistia Internacional e a Academia Cidadã, onde também exerceu funções de formador em Direitos Humanos e Ambiente. Licenciado em Relações Internacionais, foi organizador de mobilizações cívicas e campanhas de grande dimensão, como o Protesto da Geração à Rasca.

GEOTA -
Teresa Lemos
Coordenadora do CEEPT e CoastWatch

Assessora Técnica do GEOTA desde 2002. Membro da Direção do GEOTA, em representação do Centro Ecológico Educativo e do Projeto CW, destacando-se nas suas atividades, a gestão do CEEPT - Centro Ecológico Educativo do Paul de Tornada Prof. João Evangelista, o desenvolvimento de projetos de EAS, valorização ambiental e desenvolvimento de atividades educação ambiental, a participação no Conselho Diretivo da Reserva Natural Local do Paul de Tornada.

GEOTA -
Ricardo Próspero
Coordenador Técnico e Científico dos Rios Livres GEOTA

Arquiteto Paisagista e mestre em Planeamento e Ordenamento do Território. Desenvolve trabalho em políticas de ambiente e gestão do território. Em particular, na gestão dos recursos hídricos, promoção da biodiversidade e desenvolvimento rural.

GEOTA -
Daniel Demétrio
Diretor Criativo, Gestor de Redes Sociais e Produtor de Conteúdos dos Rios Livres GEOTA

Diretor Criativo, Gestor de Redes Sociais e Produtor de Conteúdos no projeto Rios Livres GEOTA. Vasta experiência profissional enquanto trabalhador independente, criando e gerindo projetos de branding, design gráfico, webdesign, edição de vídeo, design 3D e campanhas de marketing e comunicação para centenas de empresas e profissionais nos mais variados setores de atividade. Participante e Dirigente em Associações do Movimento Associativo no Concelho da Moita. Fundador do projeto de solidariedade Moita Solidária e Ativista por causas de justiça ambiental e social.

GEOTA -
Nélia Ramos
Gestora Financeira e Logística dos Rios Livres GEOTA

Licenciada em Economia, associada e ativa em associações nos âmbitos da cultura, recreio, desporto, proteção dos animais e ambiente.

ÓRGÃOS DO GEOTA
Mesa da Assembleia Geral
GEOTA - João Miguel Dias Joanaz de Melo
João Miguel Dias Joanaz de Melo
Presidente (nº 17)
GEOTA - Hélder António de Oliveira Careto
Hélder António de Oliveira Careto
Vice-presidente (nº 470)
GEOTA - Pedro Campos Rodrigues da Costa
Pedro Campos Rodrigues da Costa
Secretário (nº862)
GEOTA - Pedro Miguel Faria Mota
Pedro Miguel Faria Mota
Suplente (nº 2679)
ÓRGÃOS DO GEOTA
Comissão Executiva
GEOTA - João Carlos da Silva Bastos Dias Coelho
João Carlos da Silva Bastos Dias Coelho
Presidente (nº15)
GEOTA - Patrícia Tavares Latino Tavares Rocha
Patrícia Tavares Latino Tavares Rocha
Vice-presidente (nº2558)
GEOTA - Olga Alexandra Romão Branco Brito e Abreu
Olga Alexandra Romão Branco Brito e Abreu
Vice-presidente (nº 1677)
GEOTA - José Maria Candeias
José Maria Candeias
Vice-presidente (nº2666)
GEOTA - Marlene Isabel Figueiredo Alves Pereira Marques
Marlene Isabel Figueiredo Alves Pereira Marques
Tesoureira (nº 20)
GEOTA - Luís Miguel Batista Jerónimo
Luís Miguel Batista Jerónimo
Suplente (nº 2649)
GEOTA - António Miguel Portugal Galvão
António Miguel Portugal Galvão
Suplente (nº2531)
ÓRGÃOS DO GEOTA
Conselho Fiscal
GEOTA - Carlos Miguel Murta do Sacramento
Carlos Miguel Murta do Sacramento
Presidente (n.º 2260)
GEOTA - Maria Isabel Lopes Moura Teixeira
Maria Isabel Lopes Moura Teixeira
Vogal (n.º 753)
GEOTA - Maria da Conceição da Costa Martins
Maria da Conceição da Costa Martins
Vogal (n.º 57)
GEOTA - Hélio Carlos Rasteiro Antunes
Hélio Carlos Rasteiro Antunes
Suplente (nº 2684)
2020
Documento Completo dos Estatutos e Regulamentos Internos do GEOTA
Download PDF
Artigo 1º
DEFINIÇÃO
  • O GEOTA - Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, adiante designado por GEOTA, é uma associação de defesa do ambiente de âmbito nacional, regendo-se pelas leis aplicáveis, por estes estatutos e pelos regulamentos internos, tendo uma duração indeterminada.


Artigo 2º
OBJECTIVOS
  • É objectivo fundamental do GEOTA a defesa do ambiente e a promoção do desenvolvimento sustentável, segundo as vertentes da educação, informação e formação, da reflexão e intervenção política, e da realização de acções para a resolução de problemas ambientais específicos.


Artigo 3º
ACTIVIDADES
  • Para a prossecução dos seus fins o GEOTA pode:

    1. Organizar acções de informação e formação, seminários, campanhas de sensibilização e concursos, instituir prémios, bem como desenvolver projectos editoriais;
    2. Elaborar estudos e pareceres, assumir posições públicas e divulgar trabalhos seus ou dos associados;
    3. Associar-se, filiar-se ou cooperar com associações congéneres ou afins;
    4. Desenvolver quaisquer outras actividades relacionadas com os seus objectivos.

Artigo 4º
PATRIMÓNIO SOCIAL
  • O património social do GEOTA será constituído pelas contribuições dos associados e de outras entidades, pelos bens adquiridos no exercício das suas actividades e pelas retribuições por serviços prestados no âmbito das suas atribuições.


Artigo 5º
SEDE E DELEGAÇÕES
  • 1. A GEOTA tem a sua sede na Travessa do Moinho de Vento número dezassete cave direita, em Lisboa.

    2. A GEOTA pode criar delegações noutros locais, ou fazer-se representar por outras entidades, através de protocolo específico.


Artigo 6º
ADMISSÃO E EXCLUSÃO DE ASSOCIADOS
  • 1. São associados aderentes as pessoas singulares ou colectivas que sejam admitidas pela Direcção de acordo com os critérios estabelecidos em regulamento interno.

    2. São associados efectivos as pessoas singulares ou colectivas que sejam admitidas em Assembleia Geral com dois terços de votos favoráveis dos associados efectivos e honorários presentes, sob proposta da Direcção ou de um terço dos associados efectivos e honorários no uso dos seus direitos.

    3. São associados honorários as pessoas singulares ou colectivas que tenham desenvolvido actividades de grande relevância para o GEOTA ou para a defesa do ambiente, que sejam admitidas em Assembleia Geral, com dois terços de votos favoráveis dos associados efectivos e honorários presentes, sob proposta da Direcção ou de um terço dos associados efectivos e honorários no uso dos seus direitos.

    4. Os associados podem ser excluídos do GEOTA por decisão da Assembleia Geral, com dois terços de votos favoráveis, com fundamento no afastamento dos objectivos estatutários ou por porem em causa o bom nome e os interesses da associação.


Artigo 7º
DIREITOS DOS ASSOCIADOS
  • 1. São direitos de todos os associados do GEOTA:

    1. Participar na Assembleia Geral;
    2. Receber informação sobre todas as actividades do GEOTA;
    3. Participar em todas as actividades do GEOTA.


    Apenas os associados efectivos e honorários, singulares ou colectivos, podem votar em Assembleia Geral.

    Apenas os associados efectivos e honorários, que sejam pessoas singulares, são elegíveis para a Mesa da Assembleia Geral, a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal. 


Artigo 8º
DEVERES DOS ASSOCIADOS
  • 1. São deveres dos associados:

    1. Contribuir para a concretização dos objectivos do GEOTA;
    2. Exercer os cargos para que tenham sido eleitos;
    3. Contribuir para o financiamento do GEOTA mediante o pagamento das quotas fixadas, com excepção dos associados honorários que estão isentos do pagamento de quotas.


    2. O não pagamento de quotas implica a suspensão de direitos do associado até à regularização da situação.


Artigo 9º
ÓRGÃOS
  • São órgãos do GEOTA:

    1. A Assembleia Geral;
    2. A Comissão Executiva;
    3. A Direcção;
    4. O Conselho Geral;
    5. O Conselho Fiscal.

Artigo 10º
ELEIÇÃO E MANDATO DOS ÓRGÃOS
  • 1. A Mesa da Assembleia Geral, a Comissão Executiva e o Conselho Fiscal são eleitos em listas completas, independentes para cada órgão.

    2. O mandato dos titulares dos órgãos eleitos é de dois anos, podendo ser revogado a todo o tempo pela Assembleia Geral.


Artigo 11º
ASSEMBLEIA GERAL
  • 1. A Assembleia Geral é o orgão deliberativo do GEOTA, sendo as suas resoluções tomadas de acordo com a lei geral, ressalvadas as excepções previstas nos presentes Estatutos ou em regulamentos internos.

     2. Compõem a Assembleia Geral todos os associados do GEOTA.

     3. A Assembleia Geral reune-se ordinariamente uma vez por ano para apreciação, entre outras matérias, dos relatórios de actividades e contas, aprovação do plano de actividades e orçamento para o ano imediato, valor das quotas, ratificação da composição da Direcção e, em anos alternados, eleição da Mesa da Assembleia Geral, da Comissão Executiva e do Conselho Fiscal.

    4. A Assembleia Geral reune-se extraordinariamente por iniciativa do seu Presidente ou a requerimento da Comissão Executiva, da Direcção, do Conselho Fiscal ou de um número de associados que perfaça um terço dos votos.


Artigo 12º
MESA DA ASSEMBLEIA GERAL
  • 1. A Mesa da Assembleia Geral é composta por um presidente, um vice-presidente, um secretário e um suplente.

    2. A convocação da Assembleia Geral será efectuada por meio de carta expedida com a antecedência mínima de oito dias úteis, mencionando o dia, hora e local da reunião, bem como a ordem de trabalhos.


Artigo 13º
COMISSÃO EXECUTIVA
  • 1. A Comissão Executiva é o órgão responsável pela administração e gestão corrente, pela representação legal e pela coordenação da representação externa do GEOTA, sendo composta por um presidente, um tesoureiro, um ou mais vicepresidentes, e o número de vogais para perfazer cinco elementos efectivos e três suplentes.

    2. Os cargos deverão ser todos definidos em cada lista candidata.

    3. O GEOTA é obrigado pelas assinaturas de dois dos membros da Comissão Executiva, sendo pelo menos uma delas do presidente ou do tesoureiro.


Artigo 14º
DIRECÇÃO
  • 1. A Direcção é o órgão responsável pela orientação e coordenação das actividades do GEOTA, sendo composto pelos membros da Comissão Executiva, coordenadores das áreas de trabalho temáticas e de projectos, delegados ou representantes activos.

    2. Podem constituir-se áreas de trabalho temáticas e de projectos compostas por associados do GEOTA, abertas à participação de terceiros.

    3. Os coordenadores das áreas de trabalho temáticas e de projectos são designados pelos seus pares ou, por defeito, pela Direcção.

    4. Compete à Direcção decidir da criação ou extinção das áreas de trabalho temáticas e de projectos e, de uma forma geral, estabelecer quem tem assento neste órgão, sujeito a ratificação pela Assembleia Geral.


Artigo 15º
CONSELHO GERAL
  • O Conselho Geral é um órgão consultivo composto pelos membros da Direcção e representantes das organizações dotadas de protocolo de cooperação com o GEOTA, sendo ainda aberto a todos os associados interessados.


Artigo 16º
CONSELHO FISCAL
  • 1. O Conselho Fiscal é o orgão fiscalizador das actividades dos órgãos do GEOTA, sendo composto por um presidente, dois vogais e um suplente.

    2. Compete ao Conselho Fiscal apreciar e emitir parecer sobre o relatório de actividades e contas apresentados anualmente pela Direcção.


Artigo 17º
REVISÃO ESTATUTÁRIA
  • Os presentes estatutos são passíveis de revisão por proposta apresentada pela Direcção ou por um terço dos associados e aprovada por três quartos dos votos dos associados presentes na Assembleia Geral para o efeito reunida.


Artigo 18º
EXTINÇÃO
  • GEOTA extingue-se nos termos da Lei, competindo à Assembleia Geral eleger uma comissão liquidatária e decidir sobre os destinos dos seus bens nos termos da legislação em vigor.


2020
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2019
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
2018
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
2017
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2016
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2015
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2014
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
2013
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2012
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2011
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2010
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2009
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2008
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2007
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
2006
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2005
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2004
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2003
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2002
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
2001
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
2000
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
1999
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
1998
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
1997
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
Plano de Actividades e Orçamento
Download PDF
1996-1995
Plano de Actividades 1996 e Relatório de Actividades 1995
Download PDF
1996
Relatório de Actividades e Contas
Download PDF
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota