2025

Orador/formador: Miguel Jerónimo
Nota curricular: Licenciado e Mestre em Arquitetura Paisagista pelo Instituto Superior de Agronomia, Universidade de Lisboa. Iniciou o seu percurso profissional com interesse pelo ordenamento do território e pela aplicação prática das políticas públicas, experiência aprofundada durante o período em que exerceu funções como vereador no Município de Vila de Rei (2014–2017).
Desde 2015 está envolvido no GEOTA, primeiro como voluntário e posteriormente como Vogal da Comissão Executiva (2016–2020). Desenvolve e coordena o projeto TerraSeixe que produziu estudos fundamentais para a biodiversidade e gestão da paisagem na Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe e conservação do Carvalho-de-Monchique, árvore mais ameaçada de Portugal.
Coordena o projetos Renature responsáveis pela plantação de cerca de 2 milhões de árvores desde 2019 em diversas áreas do território nacional como a Serra da Estrela, Serra de Monchique e Mata Nacional de Leiria.
Objetivos:
- Sensibilizar os participantes para a importância ecológica e cultural do Carvalho-de-Monchique;
- Apresentar a situação Carvalho-de-Monchique, quanto ao nível de ameaça da espécie e distribuição no território;
- Promover o conhecimento sobre estratégias de conservação e reflorestação de áreas ardidas, destacando boas práticas e projetos em curso coordenados pelo GEOTA;
- Fomentar o envolvimento cívico e institucional na proteção do Carvalho-de-Monchique.
Público-alvo: Público em geral, dirigentes e técnicos e associados de ONG, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.
Informações e organização: GEOTA
Estas ações têm a parceria da CIDAMB - Associação Nacional para a Cidadania Ambiental, no âmbito do projeto "Capacita-Ação – Capacitar OSC para o acesso à justiça ambiental e a defesa de direitos fundamentais" apoiado pelo programa Catalyst of Change - Supporting a Vibrant Civil Society in Europe do Netherlands Helsinki Commitee e do European Center for Not-for-Profit Law.
Acreditação: Esta ação fará parte de um ciclo de 4 ações acreditadas como Ação de Formação de Curta Duração (4 horas) pelo CFAE OESTE para todos os docentes de todos os grupos disciplinares.
2025
2025
2025
2025
2025
2025
2025

