2024
Numa parceria entre o GEOTA, o Instituto Dom Luiz(IDL) e a Câmara Municipal de Caldas da Rainha, vai ocorrer, no próximo dia 26 de novembro, a partir das 9h30, no auditório da C.M. de Caldas da Rainha, o seminário "Oeste – Refúgio Climático para a Biodiversidade: Os desafios das Alterações Climáticas".
Com a participação de especialistas do IDL e outros técnicos, vão ser abordados instrumentos de resposta a esses desafios, como o Roteiro Nacional para a Adaptação 2100, as ações desenvolvidas no território e ainda o papel da sociedade civil.
Esta é uma oportunidade a não perder, para conhecer os caminhos e as possíveis soluções a um dos problemas mais importantes da nossa era.
Registo até ao dia 25 de novembro, gratuito mas obrigatório através do formulário. Lugares limitados à capacidade da sala.
Esta iniciativa destina-se a autarcas e técnicos municipais, educadores e docentes, estudantes, ONGA e público em geral e é acreditada como Ação de Formação de Curta Duração para todos os docentes de todos os grupos disciplinares, através do Centro de Formação Professor Orlando Ribeiro (CFPOR).
Este seminário é apoiado pelo Fundo Ambiental - Educação Ambiental: Laboratório de Cidadania e conta com a colaboração de uma professora destacada em Mobilidade Estatutária no GEOTA, ao abrigo de um protocolo entre os Ministérios do Ambiente e da Educação.
Sobre o IDL: Criado em 1853 como o primeiro Observatório Meteorológico e Geofísico Português, o Instituto Dom Luiz (IDL) tornou-se um Instituto integrado do Sistema Terrestre, com investigação em processos sólidos da Terra, dos Oceanos e da Atmosfera, as suas interações e a sua relevância para uma sociedade sustentável. O IDL acolhe uma comunidade vibrante, que inclui geólogos, físicos, matemáticos e engenheiros, que realizam investigação em colaborações internacionais, todos focados em contribuir para revistas científicas líderes nas suas áreas, desde escalas de tempo geológicas a humanas. Tem como Missão ser relevante não só na investigação fundamental do Sistema Terra, mas também em aplicações e tecnologias que relacionem a ciência com as principais preocupações sociais do século XXI: previsão e adaptação às alterações climáticas e a outros grandes desastres naturais , e estabelecimento de um fornecimento ambientalmente sustentável de matérias-primas, água e energia. A fusão da investigação em Geociências com aplicações e tecnologias é a chave tanto para a transferência de conhecimento para a Sociedade como para a formação de uma nova geração de cientistas e engenheiros.
2024