TerraSeixe
O Projeto TerraSeixe – Gestão Ambiental Partilhada no Sudoeste de Portugal nasceu em 2015 de preocupações com o estado de conservação da biodiversidade na Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe (Aljezur, Monchique e Odemira). Como resultado destas preocupações, foi criada uma parceria entre ACÇÃO AMBIENTAL PARA O BARLAVENTO, representada por António Lambe, e o GEOTA – Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente.
O projeto adotando o conceito de gestão ambiental partilhada desenvolve-se como projeto piloto de caráter transdisciplinar na área da conservação da biodiversidade, uso do solo e das alterações climáticas. Em particular, com a proteção e conservação de espécies de distribuição restrita, como sejam as espécies endémicas e com a necessidade de planificar e ordenar um território com vista a torná-lo mais resiliente face às alterações climáticas, que já se fazem sentir ou que se prevejam e em relação às quais o Sul de Portugal é particularmente vulnerável.
O projeto visa ainda desenvolver um bosque de conservação da espécie mais emblemática da Bacia Hidrográfica da Ribeira de Seixe, o carvalho-de-monchique (Quercus canariensis), numa área em Monchique próxima do Alto da Fóia, identificada com potencial para o seu desenvolvimento. Estudos indicam que podem existir apenas 300 indivíduos em Portugal pelo que está classificada como Criticamente em Perigo pela Lista Vermelha da Flora Vascular de Portugal.