2026

Orador/formador: Carlos Silva
Nota curricular:
Carlos Reis Silva é licenciado em Biologia pela Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa. Desde 2015, integra a equipa técnica da QUERCUS, onde iniciou a sua atividade no Projeto de Conservação Ex-situ de Organismos Fluviais, assumindo também parte da gestão do Posto Aquícola de Campelo. Ao longo do seu percurso, tem desenvolvido trabalho nas áreas da conservação da natureza e da educação ambiental, participando em diversos projetos de âmbito local e nacional. Atualmente, integra a equipa do projeto Falanges, com o objetivo de preservar duas espécies de peixes de água doce nativas e ameaçadas. Entre os projetos em que colabora, destaca-se ainda o “SOS Polinizadores”, projeto de educação e sensibilização ambiental da QUERCUS.
Objetivos:
- Conhecer estratégias e medidas de conservação aplicadas à proteção e recuperação de populações de peixes de água doce ameaçados;
- Dar a conhecer exemplos concretos de projetos e ações de conservação desenvolvidos pela Quercus, com destaque para iniciativas de conservação ex-situ e recuperação de habitats;
- Sensibilizar para a importância da participação da sociedade na preservação dos ecossistemas de água doce e da biodiversidade associada.
Após a apresentação por parte do orador, haverá uma parte dedicada a perguntas e respostas com os participantes. Visando proporcionar oportunidades iguais a todos os participantes, apenas serão permitidas perguntas diretas e relacionadas com a temática, com a duração máxima de 1 minuto e apenas uma por participante. As perguntas mais elaboradas deverão ser enviadas por escrito para o endereço de correio eletrónico geota@geota.pt.
Público-alvo: Público em geral, dirigentes e técnicos e associados de ONG, educadores e professores, técnicos de autarquias locais, estudantes.
Informações e organização: GEOTA
Acreditação (para docentes): Esta ação fará parte de um Curso de Formação de 20 horas em formato b-learning, acreditado no domínio científico-pedagogico para os docentes do grupo 520, através do CFAE Centro-Oeste: https://centro-oeste.cfae.pt/formacao/
Data de realização: 9 de junho de 2026
Data limite de inscrição: 7 de junho de 2026
Horário: Das 18h30 às 19h30
Local: ZOOM (ligação ao enviar aos participantes inscritos no dia 8 de junho de 2026 )
Este evento conta com a colaboração de uma professora destacada em Mobilidade Estatutária no GEOTA, ao abrigo de um protocolo entre os Ministérios do Ambiente e da Educação.

