Ambiente e Território
GEOTA contesta estudo de impacto ambiental sobre o projeto de construção da barragem do Pisão, Crato.
Data
11
Agosto
2022

O Grupo de Estudos de Ordenamento do Território e Ambiente, entregou hoje a sua  participação no âmbito da consulta pública “Aproveitamento Hidráulico de Fins Múltiplos do Crato” (AHFMC).

A participação contou a contribuição de diversos especialistas a título individual bem como dos parceiros da coligação C6 (ANP | WWF, FAPAS, LPN, QUERCUS e SPEA) e do CEDOUA.

Pela nossa apreciação, há fortes indicações de que uma nova avaliação do princípio de “não prejudicar significativamente o ambiente”, considerando os impactes identificados pelo EIA, apontaria para o não cumprimento do próprio princípio pelo governo português, contrariando assim o princípio fundamental para aceder ao financiamento do Mecanismo de Recuperação e Resiliência (MMR).

Considerando os impactes identificados no EIA e a argumentação utilizada, parece-nos óbvio que:

- Não é clara a justificação objetivo da construção da barragem do Pisão para abastecimento público. Os dados disponíveis sugerem que o volume útil da Barragem de Póvoa e Meadas é e será suficiente para abastecimento público, considerando o cenário de decréscimo da população da região em causa; 

- O projeto de AHFMC não cumpre os objetivos ambientais, estabelecidos no princípio de “não prejudicar significativamente” do próprio MRR;

- A avaliação subjacente ao princípio de “não prejudicar significativamente” deve implicar uma nova análise, neste caso omissa, pois verificamos que não se cumpriram os critérios de avaliação do princípio em causa.

Deste modo, o GEOTA considera impreterível a necessidade de reavaliar o cumprimento dos objetivos ambientais dispostos no MRR, considerando as conclusões do EIA apresentado.

Em anexo, pode consultar a participação em formato .pdf e tem até às 23:59 h do dia 11 de agosto para contribuir e seguir todo o processo aqui no portal participa.

Se considera que é urgente proteger os nossos rios, não hesite em subscrever a petição “Iniciativa Legislativa de Cidadãos ‘Rios livres’ - Pela Proteção dos nossos Rios” aqui!

Partilhe este artigo
FacebookTwitterLinkedInWhatsAppTelegramGoogle
Ambiente e Território
Evento
11
Agosto
2022
Em Destaque
GEOTA - Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
Ambiente e Território
Ambiente e Território
Posição do GEOTA sobre o Plano Ferroviário Nacional
18 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - GEOTA finalista ao Prémio Internacional DAM REMOVAL 2023
Ambiente e Território
GEOTA finalista ao Prémio Internacional DAM REMOVAL 2023
13 de Mar., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
GEOTA - Assembleia Geral -  Convocatória
Para Sócios
Assembleia Geral - Convocatória
26 de Fev., 2024
Autor: GEOTA
Ver mais
SUBSCREVA A
NOSSA NEWSLETTER
Fique a par de
tudo sobre geota